segunda-feira, 17 de maio de 2010

ATIVIDADES: ÂNGELA - 1º PERÍODO

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDO: Figuras de linguagem

1- (UFLA – MG)
“Senhor, nada valho
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das
Lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso,
Nasce e cresce na terra descuidada.”
................................................................................
O justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar
Me foi dado nos altares.
(Cora Coralina)
Nos versos transcritos, Cora Coralina, através de uma figura de linguagem, contrapõe os cereais. Responda:
a) Qual a figura empregada?
b) Quais os cereais contrapostos?
c) O que eles simbolizam?
2- (Cesgranrio- RJ) Na frase: “O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se” ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
3- (UM – SP) Qual dos períodos seguintes apresenta desvio das normas propostas pela gramática, conhecido no domínio da linguagem figurada como catacrese?
a) Os olhos piscavam mil vezes por minuto diante do horrível espetáculo.
b) Eu parece-me que vivo em função de um áspero orgulho.
c) Com o espinho enterrado no pé, levantou-se rápida a procura do pai.
d) Suas faces avermelhadas traduziam-se em chamas encolerizadas por causa dos males imaginados.
e) A perversidade secreta daquelas montanhas selvagens assustava as clamas águas do riacho.
4- (FMU – SP) Observe a letra destacada nos dois versos seguintes.
“ O vento voa
A noite toda se atordoa” Na consoante que se repete, você vê:
a) aliteração d) onomatopeia
b) assonância e) eco
c) rima
5- Nos trechos: “O pavão é um arco-íris de plumas.” e “... de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...”, enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto b) comparação e repetição
c) metonímia e aliteração d) hipérbole e anacoluto
e) anáfora e metáfora
6- (UM-SP) Aponte a alternativa que contenha a mesma figura de pensamento existente no período: “Acenando para a fonte, o riacho despediu-se triste e partiu para a longa viagem de volta.”
a) O médico visualizou, por alguns segundos, a cara magra do doente, antes que a última paixão se calasse.
b) Os arbustos dançavam abraçados com os pinheiros a suave valsa do crepúsculo.
c) Contemplando aquela terna fisionomia, afastou-se com um sorriso pálido e irônico.
d) Só o silencio tem sido meu companheiro neste período amargo de intensa solidão.
e) A mesquinhez de tua atitude é poço profundo, cavado no íntimo de teu espírito.
7- (Fesp) Assinale, na estrofe seguinte, a figura correta:
“Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo,
Na minha vida vazia.”
(Manuel Bandeira)
a) assíndeto b) pleonasmo c) anacoluto d) anáfora
e) silepse
8- (Fuvest-SP)
“No tempo de meu pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos!”
Identifique a figura empregada nos versos destacados:
a) antítese b) anacoluto c) hipérbole d) litotes e) paragoge
9- (Fuvest-SP) Identifique a figura empregada no verso em destaque.
“Quando a indesejada das gentes chegar
(não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo,
Talvez sorria e diga:
__Alô, iniludível!”
a) clímax b) eufemismo c) sínquese d) catacrese e) pleonasmo
10- (UFMA) “Os professores da Universidade vimos desejar-lhes boa sorte.” Esta oração é um exemplo de silepse de:
a) gênero b) número c) gênero e número d) pessoa

DATA DA ENTREGA: MAIO DE 2010

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